Diante de toda a superprodução da indústria têxtil e seus impactos negativos no meio ambiente, a moda circular infantil tem ganhado cada vez mais relevância no mercado. Ela se destaca como uma abordagem que promove o consumo consciente, priorizando a produção com responsabilidade social e menor impacto no planeta. Entenda melhor qual é a relevância e os benefícios da economia circular para o futuro do nosso planeta.
Os benefícios da economia circular
Pensando em novas formas de produzir e consumir sem que isso tenha impactos desastrosos no meio ambiente, surge a economia circular: um conceito que tem como objetivo dar um novo propósito a um produto que já existe para que ele não seja descartado de forma irresponsável no lixo.
Basicamente, a economia circular é um modelo de negócio que envolve reutilizar, reparar e reciclar materiais e produtos que já existem, aumentando o ciclo de vida e, como consequência, reduzindo o desperdício e a produção de lixo. Neste sentido, mesmo quando um produto parece não ter mais utilidade, seus materiais ainda podem ser reciclados e transformados em algum outro produto.
A ideia é que a roupa ou acessório já seja produzido pensando na ideia de um ciclo responsável, desde sua criação até o descarte final, feito com materiais de qualidade e bom acabamento, com o objetivo de causar o mínimo impacto negativo no meio ambiente.
São vários os benefícios que a economia circular pode oferecer:
- Os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas;
- Apresenta redução de custos;
- Reduz a produção de lixo e resíduos;
- Evita o desperdício;
- Reduz a extração de matérias-primas;
- Fortalece a imagem da empresa.
Se quiser saber mais sobre este assunto, temos um artigo completo sobre o que é economia circular que você pode conferir clicando aqui!
1. Re Petit
A Re Petit é uma plataforma de compra e venda de roupas, acessórios, calçados, brinquedos, objetos e utensílios para crianças de 0 a 14 anos. Tendo como propósito entregar qualidade e estilo por um valor acessível, a Re Petit é mais do que um brechó on-line, ela é também uma forma de gerar renda extra oferecendo a opção de vender itens infantis seminovos. A plataforma também vende artigos novos de marcas de moda infantil alinhados com seus valores. Na maioria das vezes, são artigos de coleções passadas que não serão reproduzidos e cujas quantidades são muito limitadas.
2. Ficou Pequeno
O Ficou Pequeno, criado em 2013, é uma plataforma de compra e venda de desapegos infantis que tem como propósito incentivar o consumo consciente e oferecer super descontos em um ambiente confiável.
Pensando no tempo de vida curta das roupas de crianças, a Ficou Pequeno é um espaço em que você pode economizar até 80% em roupas, sapatos, brinquedos e acessórios para crianças. Quem vende, recupera parte do que gastou e quem compra, pode dar um novo propósito a um produto que já existe.
3. Use Ciranda
Fundada por Ana Cury, que tem mais de 20 anos de expertise no mercado de moda, a Ciranda é uma plataforma second hand que oferece roupas, acessórios, beachwear, calçados e fantasias infantis para crianças de 0 a 15 anos.
Além das vendas, a Ciranda tem parceria com três organizações que recebem 10% de todas as vendas realizadas no site e também doação das peças enviadas que não subiram para o site: Camid, CAACCH e Lar Emmanuel.
4. Cresci e Perdi
Pensando em como as crianças crescem rápido e em como as roupas e acessórios passam a ter um tempo de vida curto devido a isso, a Cresci e Perdi criou um conceito de loja inteligente para dar um novo propósito a roupas que já não servem mais nas crianças.
A plataforma oferece roupas para crianças de 0 a 16 anos. Com preços acessíveis e roupas de qualidade, a Cresci e Perdi está presente em mais de 388 cidades e em 25 estados do país.
Consumir de forma consciente não é uma tarefa fácil e vai muito além de pensar apenas na questão financeira, é sobre consumir com responsabilidade e refletir sobre como nossos hábitos de consumo podem afetar o futuro do nosso planeta.
É por este motivo que é tão importante repensar os valores que estamos passando para as crianças dentro de casa e como elas aplicarão isso no futuro. Afinal, a mudança começa dentro de casa!
E você, conhece alguma outra plataforma second hand voltada para o mundo infantil? Conta pra gente nos comentários!