A importância do upcycling para a indústria da moda - Studio Pipoca

A importância do upcycling para a indústria da moda

Saiba mais sobre a importância do upcycling e como aderir ao movimento que promove a sustentabilidade e reduz o impacto da indústria da moda no meio ambiente.
5 novas marcas de cosméticos naturais para crianças Lendo A importância do upcycling para a indústria da moda 6 minuto

O upcycling é uma prática de sustentabilidade na indústria da moda que consiste em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, transformando-os em novos produtos, sem degradar sua qualidade ou composição. Confira, a seguir, qual sua importância e como aderir ao movimento que promove a sustentabilidade e, como consequência, reduz o impacto da indústria têxtil no meio ambiente.

A importância e as vantagens do upcycling

Enquanto a reciclagem transforma resíduos em matéria-prima por meio de processos químicos e maquinários, o upcycling consiste na melhora da qualidade de produtos que estão no fim de sua vida útil, sem que seja necessário envolver um processamento complexo do objeto, como acontece na reciclagem.

Ao transformar resíduos em produtos de maior valor, o upcycling não apenas reduz a quantidade de resíduos produzidos pela indústria têxtil, como também promove uma alternativa mais criativa e inovadora para lidar com os desafios da produção excessiva e o descarte irresponsável.

E por que esse tipo de prática é importante? Porque a indústria da moda está entre os setores de maior impacto ambiental no mundo, tornando a produção acelerada e irresponsável um dos problemas ambientais mais sérios com o qual a humanidade precisa lidar.

Neste sentido, o upcycling tem desempenhado um papel de extrema importância na indústria da moda, trazendo consigo uma série de benefícios ambientais, econômicos e sociais:

    • Sustentabilidade: o upcycling contribui para redução do descarte e produção de novas matérias-primas, diminuindo assim o consumo excessivo de água, recursos naturais, emissão de gases e uso de substâncias químicas.
    • Criatividade e inovação: esse tipo de prática exige que as marcas repensem e reinventem peças antigas, transformando-as em peças únicas e autênticas.
    • Valorização dos pequenos negócios: o upcycling é um movimento contrário ao consumo rápido e impulsivo do fast fashion, ele envolve a colaboração de pequenos negócios e prioriza a qualidade acima de quantidade e o local ao invés de global.

Como aderir o movimento

A pandemia transformou a nossa forma de enxergar o mundo e, como resultado, nossos hábitos de consumo também mudaram. Neste contexto, o upcycling surge como uma nova alternativa de produção, reutilizando e dando um novo propósito a materiais que seriam descartados, tornando-se uma forma acessível de contribuir para a sustentabilidade.

Para começar, você pode procurar em sua casa por itens que parecem não ter mais utilidade, mas que podem ser transformados em um produto novo. Como roupas, móveis e objetos decorativos, por exemplo. O upcycling pode ser uma atividade divertida para ser feita em família e é uma ótima oportunidade para ensinar às crianças sobre a importância da moda sustentável e do consumo consciente.

Além disso, para que o upcycling seja viável, é importante evitar o consumo excessivo do fast fashion e optar por investir em produtos de qualidade e duráveis. A verdade é que não há um certo ou errado no upcycling, a ideia é aproveitar todo o processo e contribuir para a redução do desperdício, adotando um estilo de vida mais sustentável.

O Banco de Tecido, por exemplo, é um sistema de circulação e reuso têxtil que soluciona a sobra de produção de tecelagens, confecções e ateliês, recolocando o material no mercado através de um sistema misto de troca e venda. Com o Banco de Tecido, você pode depositar seus tecidos, sacar outros em troca ou comprar a quantidade que você precisa. Aqui no Studio Pipoca estamos preparando uma nova coleção inteira (Segunda Chance) com sobras de tecido para justamente criar novas peças (nossos modelos) com excedentes de produção de grandes marcas.

Marcas focadas em upcycling

Nos últimos anos, o upcycling tem ganhado espaço em diferentes modelos de negócio e marcas que buscam adotar práticas cada vez mais sustentáveis durante seus processos de produção, visando reduzir a quantidade de resíduos que, em muitos casos, são destinados a lixões e aterros sanitários.

A seguir, listamos 5 marcas com foco em upcycling que estão ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil:

  • Ventana

    Fundada por Gabrielle Pilotto, a Ventana é uma marca brasileira de upcycling que tem como objetivo transformar peças e tecidos do cotidiano em arte. A marca é focada no reaproveitamento de peças de segunda mão, retalhos e materiais que seriam descartados. 

    Não existe destino final. Faça ser cíclico.”

    •  Tink Blue

    A Tink Blue é uma marca carioca especializada na criação de peças a partir do reuso de roupas jeans que, depois de recortadas e unidas, formam um produto novo e autêntico. A marca tem como foco transformar peças em jeans por conta da durabilidade e resistência do material, aumentando ainda mais a vida útil da peça.

    “A nossa moda é política e a nossa existência e resistência também.”

    • EcoLamps

    Com um design bonito e criativo, a EcoLamps é uma empresa que transforma garrafas de vidro, discos de vinil, peças de automóveis e madeiras certificadas em produtos com novos significados, pensando sempre na sustentabilidade e originalidade. Tudo feito à mão, com consciência socioambiental e dedicação a cada peça produzida.

    “A ideia é reinventar significados, surpreender com criatividade, apresentar materiais de forma inusitada, devolvendo eles ao mundo com uma nova função.”

    • Insecta Shoes

    Criada em 2014, a Insecta Shoes é uma marca que transforma roupas de brechó em sapatos, aumentando assim a vida útil dos materiais. A empresa também transforma garrafas plásticas em tecido e confecciona o solado dos produtos a partir de borracha reciclada.

    O produto mais verde é aquele que já existe”

    • Agustina Comas

    Sendo pioneira implementando upcycling industrial na cadeia de moda no Brasil, a Agustina Comas transforma peças descartadas, como camisas com defeitos e retalhos, agregando valor e dando sentido a algo novo. Aplicando o upcycling em todo o processo criativo e produtivo, a marca se compromete a trabalhar em prol de um futuro mais sustentável.

    “Nosso processo criativo começa na sobra, é o próprio material que nos indica que caminhos percorrer.”


    Upcycling é uma prática que surge como um lembrete de que soluções sustentáveis e inovadoras estão ao nosso alcance. Esse movimento nos desafia a repensar nosso relacionamento com o meio ambiente, motivando-nos a inovar nos processos de reutilização e reaproveitamento de materiais que seriam descartados de maneira irresponsável, transformando-os em algo mais significativo.

    Qual é a sua opinião sobre este assunto? Compartilhe com a gente nos comentários! E não deixe de conferir o nosso artigo “upcycling - uma nova forma de fazer moda”.

    Deixar um comentário

    Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

    ENTREGAMOS TODO BRASIL