Devido aos grandes impactos ambientais que o planeta vem sofrendo nos últimos anos, a reciclagem passou a ser uma atividade cada vez mais necessária no dia a dia. Introduzir este assunto desde os primeiros anos de vida é uma forma de conscientizar e sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Entenda melhor o que é e como ensinar as crianças sobre a importância do processo de reciclagem.
Por que ensinar reciclagem para crianças?
Reciclagem é um processo de reaproveitamento de artigos descartados para a produção de um novo produto, um gerenciamento de resíduos que tem como objetivo minimizar os efeitos da produção de lixo no planeta. Neste sentido, reciclar passou a ser uma atividade que ajuda na conservação de recursos naturais e a reduzir a produção de lixo desnecessário.
O índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%, um número considerado muito baixo quando comparado a outros países da mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile e Argentina. Isso significa que em relação aos países mais desenvolvidos, o Brasil está muito atrasado. Na Alemanha, por exemplo, o índice de reciclagem pode chegar a até 16%.
Nos últimos anos, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentaram muito e o meio ambiente já está sentindo as consequências do consumo desenfreado e do descarte inadequado. Mais de 2,4 milhões de toneladas de lixo plástico são descartadas de forma irregular em lixões a céu aberto, e aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixos são destinados a aterros sanitários sem tratamento adequado.
Em virtude disso, a reciclagem tornou-se um tema cada vez mais importante e necessário de ser abordado, especialmente com as crianças que ainda estão aprendendo sobre os impactos que nossas ações podem ter no meio ambiente. Ensinar reciclagem para as crianças demonstra a importância que cada pessoa tem na conservação do planeta.
É através de atividades educativas como essas que as crianças reconhecem os efeitos que as atitudes individuais têm no mundo em que vivemos. Além de estimular a criatividade, inserir a educação ambiental no cotidiano das crianças é fundamental para formar pessoas ecologicamente conscientes e responsáveis.
Como ensinar e incentivar as crianças
É possível trabalhar o assunto de forma natural e integrado a outros aprendizados, pois é por meio de ações simples do cotidiano que as crianças vão aprendendo e desenvolvendo um interesse pela sustentabilidade, fazendo com que compreendam o papel que desenvolvem como agentes transformadores do meio ambiente.
Primeiro, é interessante explicar o conceito de reciclagem para as crianças, quais são os critérios usados para separar o lixo, o que é lixo orgânico e o que não é, e o que pode ser reciclado ou não. Também é interessante falar sobre a importância de reduzir o lixo no dia a dia, assim como explicar a regrinha dos quatro “R”: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar.
Algumas lições que podem ser inseridas no dia a dia:
-
Selecionar e separar o lixo
O primeiro passo para ensinar as crianças sobre o processo de reciclagem é mostrar como separar o lixo doméstico corretamente por categorias antes de descartá-los, para que possam ser reciclados no futuro. Incluir isso no dia a dia incentiva as crianças a fazerem o mesmo.
Um exemplo de brincadeira que pode ser feita com as crianças é pintar cartolinas com as cores das lixeiras: azul (papel), vermelho (plástico), amarelo (metal), verde (vidro) e marrom (orgânico). Depois, distribuir alguns objetos para que eles possam colocá-los nos locais indicados. A brincadeira mostra para a criança a importância de selecionar o lixo e onde ele deve ser depositado.
Pensando em como mudar a situação atual do planeta, algumas empresas foram desenvolvidas tendo como propósito oferecer serviços de coleta de lixo reciclável, principalmente em cidades grandes. A Realixo, por exemplo, é uma empresa brasileira que recolhe os resíduos orgânicos e recicláveis de casas e empresas em São Paulo. Eles trabalham em defesa de um estilo de vida mais consciente através da economia circular, ética e sustentável.
-
Reutilizar embalagens
Considerando que o plástico está por toda parte e em quase todos os momentos da nossa rotina, reutilizar as embalagens plásticas de alimentos e brinquedos, além de aumentar a vida útil dos materiais, é uma ótima forma de preservar o meio ambiente.
Com pequenas alterações na rotina, é possível mudar o cenário do planeta, uma ótima dica para isso é incentivar a criatividade das crianças ao reutilizar embalagens. Potes de sorvete, por exemplo, podem ser usados para guardar brinquedos menores, assim como garrafas PET podem ser transformadas em porta-lápis ou vasos de flores decorados.
O projeto Verdes Marias, idealizado por três irmãs, dá ótimas dicas de como adotar práticas mais sustentáveis e conscientes no dia a dia. Elas testam iniciativas, projetos, produtos, alimentos e experiências mais sustentáveis, compartilhando suas descobertas nas redes sociais.
-
Incentive o uso de brinquedos de material reciclado
As crianças se desenvolvem e aprendem brincando, são nesses momentos que elas assimilam valores e comportamentos. Por isso, investir em brinquedos de material reciclado é uma ótima oportunidade para trabalhar o conceito de sustentabilidade e preservação ambiental ao mesmo tempo em que estimula a imaginação.
Considerando que 90% dos brinquedos no mundo são feitos de plástico, e com pouca probabilidade de serem reciclados devido a algumas substâncias tóxicas que compõem o material, os brinquedos sustentáveis além de preservar o meio ambiente, estimulam a criatividade e imaginação. São ecológicos e contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e socialização da criança.
-
Substituir sacolas plásticas por ecobags
Falar sobre reciclagem com as crianças vai muito além de ensinar a separar o lixo corretamente, também é importante estimular o consumo consciente, reduzir a produção de lixo e ensinar como reciclar e reutilizar as embalagens.
Diminuir a produção de lixo é realmente uma tarefa muito difícil, mas existem pequenas ações que podemos incluir na rotina para incentivar as crianças a fazerem o mesmo, como substituir sacolas e plásticos de uso único por ecobags e utensílios reutilizáveis, por exemplo.
Mesmo que pequena, cada mudança que fazemos em nossa rotina diária pode fazer a diferença no futuro do planeta. Afinal, a mudança começa por nós.
O que você faz no seu dia a dia para ensinar as crianças sobre a importância do processo de reciclagem? Compartilhe com a gente nos comentários!