Lojas colaborativas sustentáveis de São Paulo que você precisa conhecer - Studio Pipoca

Lojas colaborativas sustentáveis de São Paulo que você precisa conhecer

 Loja colaborativa sustentável é um espaço físico coletivo que faz uma curadoria de marcas que são comprometidas com uma produção responsável, justa e sustentável. Entenda melhor o que é e onde encontrar 5 lojas colaborativas sustentáveis em São Paulo.
5 marcas de cosméticos naturais para crianças Lendo Lojas colaborativas sustentáveis de São Paulo que você precisa conhecer 6 minuto Próximo As principais matérias-primas na moda sustentável

Para criar uma conexão maior com os consumidores sem precisar investir em um ponto comercial próprio, muitas marcas pequenas e independentes têm priorizado espaços coletivos como alternativa para expor seus produtos e serviços. Entenda melhor o que é e como funciona uma loja colaborativa sustentável.

O que é uma loja colaborativa?

A loja colaborativa funciona como um espaço físico coletivo, onde pequenos produtores e artistas locais podem comercializar seus produtos ou serviços. A grande vantagem deste modelo de negócio é a redução de custos fixos, pois o lugar permite que os comerciantes aluguem um pequeno espaço, uma prateleira ou um box para expor seus trabalhos e criações, sem que seja necessário grandes investimentos para isso. 

As lojas colaborativas se destacam principalmente por oferecer produtos de diferentes nichos, tornando possível que o consumidor tenha acesso a uma grande variedade de produtos de diferentes segmentos em um único espaço: roupas, acessórios, artesanatos, cosméticos, e itens de decoração. Isso permite que o consumidor tenha poder de escolha e acesso a diferentes alternativas de preços.

Nesse sentido, uma loja colaborativa sustentável é um espaço coletivo que une pessoas e faz curadoria de marcas alinhadas com o propósito de baixo impacto ambiental, comprometidas com uma produção responsável, justa e sustentável. Um modelo de negócio criado com o objetivo de dar visibilidade a empresas pequenas que são engajadas em causas ambientais e sociais, e que têm como principal objetivo despertar no consumidor a importância do consumo consciente e quais os impactos que as escolhas podem ter.

A seguir, listamos 5 lojas colaborativas sustentáveis em São Paulo que você precisa conhecer:

1. LivreMente Kids

LivreMente é um espaço colaborativo criado por mães artesãs, artistas e estilistas independentes. A loja é inspirada no universo materno-infantil e faz a curadoria de marcas autorais com produção ética, responsável e feita em pequena escala. 

Na LivreMente você encontra produtos de diferentes marcas e categorias: acessórios, roupas, calçados, brinquedos e mochilas. Todas as marcas alinhadas com o propósito de baixo impacto ambiental e consumo consciente.

A LivreMente Espaço Colaborativo está localizada na Rua Doutor Vila Nova, 31 - São Paulo. Para comprar online, clique aqui.

2. Ofício

A Ofício, criada por Ana Ribeiro em 2018, é uma rede de mulheres artistas e artesãs que trabalha pelo fortalecimento e valorização do trabalho manual, local e independente. É um projeto idealizado por mulheres que acreditam na força e poder do empreendedorismo feminino, e que acredita na transformação do mundo através de iniciativas coletivas, criativas e afetivas. 

Tudo começou com uma feira mensal, que chegou a reunir mais de 100 marcas, com o objetivo de ocupar espaços públicos e incentivar hábitos de consumo mais conscientes e com impactos socioambientais positivos. Hoje, o projeto tem um espaço permanente na rua Dr. Vila Nova, 50 na Vila Buarque e reúne marcas conscientes que são alinhadas ao propósito de construir um futuro seguro e sustentável.

Mas além do espaço físico, há também a loja online para que mais pessoas possam ter acesso aos produtos, clique aqui para conhecer.

3. Goiaba Urbana

A Goiaba Urbana é um boutique que prioriza o consumo consciente e a produção responsável e independente. A loja faz a curadoria de marcas que são ativistas, autênticas, autorais e que propõem sustentabilidade em todos os processos de produção.

O projeto nasceu da ideia de unir o ter com o ser em um espaço dinâmico e alegre, propondo soluções para uma vida mais consciente e com menos impacto ambiental através de oficinas e eventos que despertam o inconsciente coletivo e que apresenta marcas unidas pelo bem, pelo bom e pelo belo.

A loja tem um espaço permanente na Rua dos Pinheiros, 259 em São Paulo, mas também possui um espaço online que você pode conhecer clicando aqui.

4. Casa Reviva

A Casa Reviva surgiu em 2018 com o intuito de reunir pequenos produtores de diferentes segmentos e ressignificar a cultura do consumo. O projeto está alinhado com o propósito de construir uma sociedade mais justa, apresentando ao consumidor uma maneira de consumir com responsabilidade. A loja trabalha apenas com marcas transformadoras e responsáveis.

Parte das receitas geradas nos espaços colaborativos são direcionadas para a ONG Reviva, uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2013 com o propósito de desenvolver ações que contribuem para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva com ações voltadas para a geração de água potável, educação e renda em comunidades remotas no Brasil e na África.

Onde encontrar as lojas físicas:

Casa Reviva Pinheiros - Rua Simão Álvares, 986
Shopping VillaLobos - terceiro piso
Shopping Jardim Sul - segundo piso
Shopping Golden Square - segundo piso
Barra Shopping - piso américas ao lado do Starbucks

Para conhecer a loja online, clique aqui.

5. Bemglô

A Bemglô é um projeto idealizado por Glória Pires, Orlando Morais e Betty Prado, que foi criado em 2014 com o intuito de conectar talentos e compartilhar práticas positivas e sustentáveis, prezando pela economia criativa, produção responsável e consumo consciente.

Um espaço colaborativo que valoriza projetos, marcas e pessoas que priorizam o feito a mão, o orgânico e o natural. A loja reúne marcas responsáveis e alinhadas com o propósito de baixo impacto ambiental e slow fashion. Nela você encontra produtos de várias categorias como: cosméticos naturais, decoração, artesanato e design. 

A loja está localizada na rua Oscar Freire, 1105 - Jardim Paulista, São Paulo. Mas além do espaço físico, a Bemglô também tem uma plataforma digital para que mais pessoas tenham acesso aos produtos da loja, clique aqui.


E você, conhece alguma outra loja colaborativa sustentável na cidade de São Paulo? ou em alguma outra cidade? Compartilha com a gente nos comentários!

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

ENTREGAMOS TODO BRASIL