5 marcas de cosméticos naturais para crianças - Studio Pipoca

5 marcas de cosméticos naturais para crianças

Escolher cosméticos naturais e orgânicos é uma forma inteligente de proteger a pele do seu filho e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente. Confira, a seguir, 5 marcas de cosméticos naturais que foram pensadas nos pequenos.

Sabe-se que a pele é o maior órgão do corpo humano e que a pele das crianças é muito mais sensível que a dos adultos, necessitando de um cuidado maior para protegê-la contra agentes externos. Por isso, os cosméticos formulados com ingredientes naturais tendem a ser uma ótima escolha para o cuidado infantil.

Entenda melhor o que é um cosmético natural e quais são as marcas nacionais que podem ser usadas em crianças.

O que é um cosmético natural?

Os cosméticos naturais são aqueles que não têm a utilização de aditivos químicos ou outras substâncias tóxicas em sua composição, são feitos com ingredientes 100% naturais e certificados, produzidos pensando no bem da sustentabilidade e da nossa saúde.

A principal vantagem do cosmético natural é a pureza do seu rótulo, formulado com ingredientes retirados de fontes naturais e sustentáveis, evitando que a pele tenha contato com tantos compostos químicos derivados de petróleo que podem fazer mal à saúde e causar alergias na pele.

Produzidos sem o uso de materiais sintéticos, plásticos e parabenos, os cosméticos naturais são ricos em nutrientes, pois são feitos à base de óleos vegetais absorvidos mais facilmente pela nossa pele. Neste sentido, é o tipo de cosmético ideal para ser usado em bebês e crianças.

A pele de uma criança é bem mais fina que a pele de um adulto e por isso é também bem mais sensível. A pele fina absorve tudo, nutrientes e toxinas, isso significa que quanto menos substâncias químicas nocivas a saúde um cosmético tiver, melhor. O recomendado é sempre optar por produtos hipoalergênicos, suaves, isentos de corantes e conservantes.

Logo, para uma marca ser considerada natural, os cosméticos devem ser formulados com ingredientes naturais, utilizar tecnologias limpas e sustentáveis, evitar parabenos e conservantes artificiais em sua composição, deve ter rotulagem clara para os consumidores e causar o mínimo de impacto possível ao ambiente, durante e depois do processo de produção.

Nos últimos anos, o mercado de cosméticos naturais cresceu muito e hoje temos várias opções de produtos naturais que podem substituir os convencionais. Além disso, muitas marcas também trabalham com embalagens sustentáveis com o objetivo de produzir menos lixo, pensando não só na saúde da pele como também no melhor para o meio ambiente. 

Ao escolher este tipo de produto, os consumidores estão apoiando empresas que estão criando um valor social positivo. Conheça 5 marcas de cosméticos naturais que podem ser usados em crianças:

1. B.O.B

Feita de matérias e ideias revolucionárias, a B.O.B foi criada a partir do desejo de equilibrar nosso estilo de vida com as necessidades do planeta, priorizando a beleza sólida, que não precisa de plástico para existir. A marca mostra que é possível consumir de maneira sustentável, criando alternativas à poluição plástica e o desperdício de água potável.

Com o propósito de inovar a indústria, a B.O.B promove um novo olhar ao cuidado, respeitando o meio ambiente e a praticidade. Ela respeita todos os processos e valoriza o que realmente importa para o nosso bem-estar e o do planeta.

Na B.O.B, o produto mais indicado para as crianças é o Shampoo em Barra Kids, a barrinha que é 2 em 1: pode ser usada no cabelo e no corpo. Com a fórmula hipoalergênica e pH balanceado, ele limpa os fios e a pele dos pequenos suavemente, mantendo a hidratação natural.

2. Cativa Natureza

A Cativa Natureza, fundada em 2008 pela aromaterapeuta Rose Bezecry, é uma empresa que acredita na beleza saudável, no equilíbrio e bem-estar do indivíduo e da natureza. Os cosméticos são 100% naturais, orgânicos e veganos, rastreados e certificados.

Pioneira na produção de cosméticos naturais no Brasil, a Cativa Natureza respeita e valoriza todo o processo de extração, produção e processamento de matérias-primas, assegurando boas condições de trabalho e produtos com insumos confiáveis e sustentáveis.

Na Cativa Natureza há uma linha de produtos feitos com calêndula, desenvolvidos para peles delicadas, auxiliando na hidratação de peles de bebês e crianças. Os produtos também podem ser usados pelas mamães no período da gestação, pois ajudam a manter a pele hidratada.

3. Souvie

Tendo como propósito criar cosméticos orgânicos, inovadores e naturalmente eficazes, a Souvie nasceu da necessidade de cosméticos seguros tanto para adultos quanto para crianças, a partir de soluções que a própria natureza pode nos oferecer. 

Todos os produtos são orgânicos, naturais e certificados pela Ecocert Greenlife. Começou com linhas de produtos específicas para gestantes e recém-nascidos e, hoje, a marca oferece cosméticos para gestantes e fase lactente, recém-nascidos, bebês, crianças, jovens, adultos e para peles maduras.

A marca oferece uma linha completa desenvolvida para bebês, com shampoo, óleo corporal, creme para assaduras e loção hidratante. As fórmulas foram pensadas para higienizar e hidratar a pele, reforçando a estrutura natural.

4. Verdi Natural

A Verdi Natural nasceu de um propósito: produzir cosméticos naturais e saudáveis para toda a família, especialmente para as crianças. A marca trabalha com matéria-prima natural de alta qualidade, pois acredita que cada ação tem impacto direto em nossas vidas e no meio ambiente.

Pensando no destino final das embalagens usadas, a Verdi Natural tem parceria com a eureciclo, empresa responsável por fazer a compensação ambiental das embalagens utilizadas, reciclando na proporção de 100%.

O produto mais vendido é o Sabonete líquido e Shampoo Infantil Relaxante, que pode ser usado da cabeça aos pés, é livre de lágrimas e testado dermatologicamente. Feito com matéria prima natural e com óleos essenciais de Lavanda e Laranja Doce, o sabonete/shampoo foi desenvolvido para transformar a hora do banho do bebê em um momento calmo e aconchegante.

5. Weleda

Desde 1921, a Weleda desenvolve cosméticos naturais que possam promover saúde e beleza em harmonia com a natureza e o ser humano. Como co-iniciadores e membros da União para o BioComércio Ético (UEBT), a empresa garante que critérios éticos rígidos sejam aplicados em todas as cadeias de suprimento de matéria-prima natural.

Pensando na conexão saudável entre o ser humano e a natureza, todas as matérias-primas usadas nos cosméticos são de origem natural e são isentos de microplásticos, conservantes, parabenos e ingredientes à base de óleos minerais. Todos os produtos são naturais certificados pela Natrue e IBD.

A marca oferece uma linha especialmente desenvolvida para bebês, com shampoo, sabonete, óleo corporal, gel dental e loção hidratante. Feitos 100% à base de óleo vegetal, a fórmula leve hidrata, nutre e preserva a pele sensível das crianças e dos bebês.


Com a crescente busca por produtos orgânicos e naturais, muitas marcas têm se aproveitado dessa nomenclatura para impulsionar suas vendas, por isso é muito importante pesquisar o propósito e o histórico das marcas antes de comprar qualquer coisa e se atentar aos rótulos para ter certeza de que está comprando itens que realmente se encaixam nesta categoria. 

E você, conhece alguma outra marca de cosméticos naturais para crianças? Conta pra gente nos comentários!

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

ENTREGAMOS TODO BRASIL