Em um mundo que exige novas formas de consumo, o movimento slow fashion vem ganhando cada vez mais força, com novas marcas e projetos sustentáveis surgindo. Confira, a seguir, o que é slow fashion e as marcas nacionais para crianças que são responsáveis e alinhadas ao propósito de baixo impacto ambiental.
O que é slow fashion?
O slow fashion, que significa “moda lenta”, surgiu como um alternativa para minimizar os danos causados diariamente pela indústria da moda, que é um dos setores de maior impacto ambiental do mundo. Com o intuito de promover o consumo consciente e uma produção mais humanizada e menos nociva ao planeta, o slow fashion é um movimento contrário ao consumo rápido e impulsivo do fast fashion. É um modelo que atua de forma lenta, valorizando cada etapa do processo de produção.
As mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente vêm cobrando seu preço e, com isso, novas formas de produzir e consumir moda estão sendo criadas e repensadas. Moda é escolha e não imposição, ao escolher o slow fashion você está escolhendo um movimento que prioriza a qualidade acima de quantidade, local ao invés de global, um sistema de produção transparente e que valoriza matéria-prima e mão de obra sustentáveis.
Mais do que nunca precisamos refletir sobre nossos hábitos de consumo e como nos relacionamos com o planeta. A conexão entre as pessoas e a natureza pode ser estimulada desde cedo e inserir o slow fashion na moda infantil pode ser mais simples do que parece.
Confira abaixo 8 marcas de slow fashion para crianças no Brasil:
1. BioBambini
A BioBambini é uma marca Eco Fashion Infantil que se preocupa com cada etapa da produção de uma peça de roupa. Feitas com algodão orgânico, linho puro e modal, as peças de roupas passam por um processo de tingimento natural e artesanal feito em pequena escala com flores, plantas e folhas brasileiras. Cada detalhe pensado no bem-estar das crianças sem que isso tenha impacto negativo no meio ambiente.
“Fazer roupas de alta qualidade, com o menor impacto possível ao planeta. Contribuindo assim, para que as crianças de hoje cresçam felizes e tenham um planeta saudável para viver amanhã”
2. Cajoca
Inspirada no Caju e na Oca, elementos que representam a brasilidade, a Cajoca nasceu com o propósito de valorizar a arte nacional, incluindo artistas brasileiros e independentes no desenvolvimento de cada coleção. A matéria-prima usada é 100% algodão BCI e as estampas são inspiradas na biodiversidade e cultura brasileira, como forma de incentivar as crianças a reconhecerem a existência de saberes, culturas e costumes que são distintos dos seus.
“Afinal, não é somente sobre vestir crianças com roupas atemporais, confortáveis e cheias de autenticidade. É sobre permitir um mergulho na brasilidade e construir uma sociedade mais gentil, inclusiva e responsável.”
3. Curió
Curió é uma marca que acredita no poder de compreensão e imaginação das crianças, valorizando o estilo atemporal, o conforto e o design sem rótulos. Comprometida com a sustentabilidade e o bem-estar de todos os envolvidos, as roupas da Curió são produzidas com responsabilidade e criadas com cuidados, substituindo materiais convencionais por algodão orgânico, tecidos reciclados e corantes naturais.
“Nascemos para imaginar um mundo onde o respeito está em primeiro lugar, fazendo roupas mais gentis para as crianças, para quem as faz e para o planeta. Com estilo e atemporal.”
4. Luft Shoes
A Luft Shoes foi criada por duas mulheres, Karina e Roberta, uma empresa que tem como propósito trazer conforto para uma infância leve e saudável. Os calçados são criados com consciência ambiental e social, feitos a mão com materiais naturais, reciclados ou recicláveis. Comprometida ao máximo em tentar diminuir o impacto do descarte indevido no ambiente, a cada par de tênis vendido pela LUFT, são retirados 1KG de lixo das praias em parceria com a ONG Eco Local Brasil.
“Inspiradas nos passos dos nossos filhos, desenvolvemos produtos conectados ao mundo que queremos: mais tempo de qualidade e menos pressa; mais contato com a natureza e liberdade para brincar; menos consumo e mais consciência.”
5. Oli+Sofi
Oli+Sofi nasceu da união dos saberes de duas mulheres que desejavam criar roupas com propósito, afeto e significado. A marca trabalha especialmente com o linho, por se tratar de uma fibra naturalmente sustentável e os tecidos possuem certificação Oeko Tex Standard 100 que garante a ausência de substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente. Cada peça é bordada artesanalmente e todos os demais detalhes são de origem vegetal, como madeira ou madrepérola.
“Sabemos que não existe modelo perfeito, que regular consumo, produção e distribuição de mercadorias de forma sustentável é um imenso desafio, mas temos o compromisso de fazer o nosso melhor no sentido de reduzir ao máximo os rastros que deixamos no planeta.”
6. Quintal
A Quintal nasceu do reencontro entre uma pessoa adulta e sua criança interior, tendo como propósito inspirar os atuais pais e mães a promoverem uma infância positiva às crianças, para que no futuro sejam àqueles a transformar o mundo positivamente. As roupas são 100% algodão, criadas e pensadas no conforto das crianças.
“Nessa reconexão compreendi o impacto que cada vivência na infância traz para a nossa construção como pessoas, refletindo em muitos comportamentos enquanto adultos.”
7. Tnin
A marca foi projetada para oferecer produtos ecologicamente sustentáveis para crianças, trazendo uma combinação do estilo clássico dos plimsolls de lona europeu com uma estética mais contemporânea. Os sapatos da Tnin são feitos à mão com materiais reciclados como fios de algodão, garrafas PET, sobras de borracha e palmilhas I'm greenTM EVA feita de cana-de-açúcar brasileira.
“Criamos sapatos divertidos, legais e confortáveis para o dia a dia e, acima de tudo, sapatos para educar as crianças a serem sustentáveis desde o início.”
8. Studio Pipoca
A Studio Pipoca nasceu de um propósito: criar roupas eco responsáveis, democráticas e com matérias-primas 100% brasileiras. É uma marca que valoriza a história do Brasil e busca sempre propor novas soluções para continuar nesse caminho cada vez mais sustentável.
Priorizando o conforto, a praticidade e a durabilidade, cada peça produzida pela Studio Pipoca é feita com algodão certificado e com tintura que respeita às normas europeias Oeko Tex, sem a adição de substâncias nocivas e com o uso racional da água no processo.
“Nossa vontade é dirigir-nos ao maior número possível de pessoas: que cada criança tenha acesso a peças confortáveis, de qualidade, básicas, mas ao mesmo tempo, descoladas.”
E você, conhece alguma outra marca nacional de slow fashion para crianças? Conta pra gente nos comentários! Vamos divulgar todas marcas brasileiras infantis e sustentáveis!