8 brechós para visitar em São Paulo - Studio Pipoca

8 brechós para visitar em São Paulo

Os brechós são soluções econômicas e sustentáveis que surgiram para mudar os hábitos de consumo de moda. Descubra 8 brechós para visitar em São Paulo.

Diante de todos os impactos ambientais e sociais causados pela indústria da moda nos últimos anos, a moda consciente vem ganhando cada vez mais espaço: brechós, slow fashion e produção local vêm chamando a atenção dos consumidores no mercado. É fato que muitas pessoas ainda têm uma visão negativa quando se fala em moda circular e roupas de segunda mão, mas é perceptível que isso vem mudando.

A preocupação com o meio ambiente e valorização da produção responsável potencializam esse segmento de mercado, principalmente quando paramos para refletir sobre todas as polêmicas que envolvem uma marca grande de fast fashion, desde exploração de trabalho humano a plágio e irresponsabilidade ambiental. 

Com isso, os brechós surgiram como uma alternativa sustentável e acessível, um modelo de negócio que envolve reutilizar, reparar e reciclar materiais e produtos que já existem, aumentando o ciclo de vida e, como consequência, reduzindo o desperdício e a produção de lixo. 

Confira, a seguir, 8 brechós incríveis para visitar em São Paulo:

1. EMIGÊ

Criada por um grupo de pessoas que encontraram na moda circular uma maneira de inspirar mudanças positivas no planeta, a EMIGÊ tem como propósito unir sustentabilidade com moda. A plataforma disponibiliza roupas femininas em ótimas condições e a preços incríveis e conta com um time de fashionistas para selecionar cada peça, garantindo uma experiência de compra única aos consumidores.

Instagram: @emige.it

2. Capricho à Toa

O Capricho à Toa, fundado por Denise Pini em 1978, é um brechó especializado em peças second hand e também em itens novos. Acreditando que as peças sustentáveis são aquelas que já existem, o lugar atua para ressignificar a cultura do consumo, incentivando a moda circular e democratizando o acesso a marcas nacionais e importadas a todas as classes sociais.

Com uma curadoria inteligente e responsável, o brechó Capricho à Toa tem seu espaço físico na Vila Madalena, mas também tem o e-commerce para que mais pessoas possam ter acesso aos produtos:

Instagram: @caprichoatoa
Loja online: brechocaprichoatoa.com.br

3. Gato Preto

O brechó Gato Preto acredita que roupas não são apenas roupas, são itens que contam histórias e fazem parte das nossas. Ao contrário das lojas grandes de fast fashion, o brechó valoriza o ato de garimpar, que mesmo exigindo um pouco mais de dedicação, é uma aventura de caça ao tesouro para encontrar a roupa dos sonhos.

Instagram: @brechogatopreto
Loja online: brechogatopreto.com

4. Vitrine Criativa

Criada em 2017, a Vitrine Criativa é um espaço colaborativo que reúne centenas de brechós em feiras e lojas físicas, gerando um novo ciclo para uma peça de roupa que já existe. Acreditando que podemos tornar o futuro do nosso planeta mais sustentável se mudarmos a forma como enxergamos o consumo e através de uma curadoria estratégica, a Vitrine Criativa busca alavancar brechós iniciantes no mercado, proporcionando visibilidade e rentabilidade para pequenos negócios.

Instagram: @vitrinecriativabrecho

5. Rua da Saudade

Com quase 7 anos de história, a Rua da Saudade começou no Instagram como uma página para postar desapegos com o objetivo de juntar dinheiro depois de ter dois celulares furtados em São Paulo. O negócio foi crescendo e hoje tem um espaço permanente na Vila Buarque. A Rua da Saudade acredita que a saudade é uma roupa que te veste. Afinal, já pensou em quantas histórias suas roupas podem contar?

Instagram: @ruadasaudadebrecho
Loja online: ruadasaudadebrecho.com.br

6. Peça Rara Brechó

O Peça Rara nasceu com o propósito de dar vida àquelas peças que não usamos mais e incentivar novas histórias como uma forma de ressignificar o que já existe no mundo. No Peça Rara Brechó você economiza, ajuda o meio ambiente e encontra peças exclusivas. Não é sobre vender ou comprar objetos usados, é sobre dar vida nova, restaurar, reusar e ressignificar. Tem uma loja em quase cada bairro da cidade agora!

Instagram: @pecararabr
Loja onlinepecararabrecho.com.br

7. Vó Judith Brechó

A Vó Judith Brechó nasceu do desejo de criar um espaço que pudesse oferecer garimpos selecionados, vintage e importados por um preço mais acessível do que em lojas convencionais. No brechó você encontra roupas, acessórios e sapatos das melhores marcas do mercado.

Instagram: @vojudith.vintage

8. Agente desapega

Criado em 2018, o Agente Desapega nasceu com o objetivo de fomentar mudanças na indústria da moda e na sociedade. Com o intuito de estimular o reuso, o brechó busca potencializar mudanças nos processos de produção, distribuição e descarte de produtos no setor da moda.

Além disso, o Agente Desapega é um brechó social: através da venda de peças doadas, ele gera recursos financeiros ao Agente Cidadão, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que assume a missão de ser o elo entre uma doação e quem de fato precisa, atuando na logística da cidadania, levando o excesso para onde há carência.

Instagram: @agentedesapega

 

Ao comprar em brechó, estamos dando um novo propósito a um produto que já existe, evitando que ele vá parar nos lixões de forma irresponsável. O brechó torna possível comprar roupas de qualidade por um preço acessível e cuidar do planeta ao mesmo tempo. 

E você, conhece algum outro brechó bacana na cidade de São Paulo? Compartilha com a gente nos comentários!

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

ENTREGAMOS TODO BRASIL