9 museus para passear com as crianças em São Paulo

0 comentários

 

Um dos grandes desafios presentes no dia a dia das mães e pais de crianças é a necessidade de inventar programas e atividades para fazer com os pequenos no pouco de tempo juntos que a rotina moderna permite as famílias passarem. O que poderia ser uma experiência agradável – afinal, você está planejando um tempo junto com seus filhos – torna-se, muitas vezes, mais uma carga mental com a qual precisamos lidar, sabendo ainda, que nossas decisões nesse sentido, muitas vezes são julgadas por terceiros.

Por isso, vamos falar a verdade: toda ajuda nesse sentido é bem vinda. Quem não ama receber indicações de locais e programas bacanas para levar seus filhos? É isso que pretendemos fazer por você nesse post, mostrando alguns dos melhores museus de São Paulo para levar crianças. Os museus podem ser um espaço muito interessante para os pequenos, permitindo que eles tenham contato e descubram novos mundos, conhecimentos, formas e manifestações artísticas. Vem com a gente conhecer museus de São Paulo para você passear com seus filhos!

9 museus de São Paulo para passear com crianças

Levar crianças em museus pode ser uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Para os pequenos, que aprendem, estimulam a criatividade e se divertem, e para os pais, que tem a oportunidade passar um momento de qualidade e de muita troca com os filhos. Sabemos, contudo, que crianças são seres agitados e que se dispersam com facilidade. Assim, o ideal é leva-los a museus que sejam pensados para eles, com possibilidade de interação, uso de ferramentas audiovisuais, entre outros. Infelizmente ainda contamos com um déficit de espaços desse tipo em São Paulo. Dentro dessa categoria de museus pensados para o público infantil contamos com apenas duas opções na cidade:

Museu Catavento:

O tradicional museu localizado no centro de São Paulo, próximo ao Mercado Municipal, é dedicado a ciência e um dos melhores passeios para fazer com crianças na cidade, com destaque para a interatividade presente em suas quatro seções e que permitem as crianças ocuparem papel de protagonista na apreensão do conhecimento.

Aberto de terça a domingo, o museu Catavento é um dos mais visitados da cidade. Nesse período de pandemia, a instituição trabalha com visitas agendadas. Mais informações no site.

Museu da Imaginação:

O Museu da Imaginação foi desenvolvido com foco no público infantil, contando com ambientes lúdicos e imersivos que permitem as crianças interagirem com os temas expostos, contribuindo para que elas descubram e imaginem o mundo. Ao longa de toda exposição é possível encontrar educadores de diferentes áreas atuando como mediadores culturais que ajudam a guiar sua experiência.

O valor do ingresso do Museu da Imaginação é um pouco alto em comparação a outros museus – a instituição é privada e não conta com qualquer parceria ou participação de órgãos governamentais. Mais informações sobre o museu e aquisição de ingressos você encontra aqui.

Embora as duas indicações acima sejam os únicos museus da cidade voltados de fato ao público infantil, podemos destacar ainda alguns museus temáticos que podem fazer sucesso com a garotada, como:

Museu de Zoologia da USP:

Para as crianças, exposições voltadas a ciência muitas vezes são mais atrativas que aquelas voltadas as artes. Talvez porque a ciência lide com o objetivo, enquanto a arte passeia pelo subjetivo. Seja como for o caso, o Museu de Zoologia da USP é daqueles passeios que vão render histórias durante muito tempo.

Com um acervo voltado a história natural, o passeio é a chance dos pequenos de terem contato, por exemplo, com fósseis de dinossauros e mamíferos extintos que um dia habitaram esse mundo. O Museu de Zoologia está localizado dentro do campus da Universidade de São Paulo. Você encontra mais informações sobre exposições, dias, horários e ingressos, aqui.

Museu do Futebol:

Se o seu filho já é um apaixonado pelo futebol, a visita ao Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, é um programa que não podem deixar de fazer. Com um rico acervo, espaços multimídia, imersivos e interativos, o passeio te leva pela história do esporte mais popular do mundo até os dias atuais.

Você encontra mais informações sobreo acervo, exposições especiais, dias, horários e ingressos, aqui.

Museu da Imagem e do Som (MIS):

Localizado na região dos Jardins, o Museu da Imagem e do Som é dedicado a obra audiovisual, tendo abrigado exposições icônicas, como as dedicadas aos programas infantis “Castelo Ra-tim-bum” e “Chaves”. As exposições se destacam pela riqueza do acervo, beleza e interatividade.

Antes de agendar seu passeio ao MIS com seu filho, verifique se a exposição em cartaz é adequada ao público infantil.

Além desses museus temáticos, São Paulo também é rico em espaços voltados as artes. Esses museus não foram pensados e desenvolvidos para o público infantil, contudo, frequentemente surgem exposições que podem resultar em passeios interessantes, com destaque para:

Pinacoteca

Museu de Arte Moderna

MASP

MAC

Vale ressaltar ainda que a Bienal 2020 está sendo realizada agora, no segundo semestre de 2021, devido à pandemia. A exposição fica em cartaz até o dia 5 de dezembro, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, com entrada gratuita. Você fica sabendo mais aqui.

Aproveite o que a vida na metrópole oferece. Na hora de programa o passeio com seus filhos, considere uma visita ao museu. É daqueles programas que alimenta a alma, a imaginação e a mente.

Até a proxima!

Deixe um comentário

Todos os comentários serão validados antes de serem publicados
Parabéns, agora você faz parte!