Conheça 5 marketplaces conscientes no Brasil - Studio Pipoca

Conheça 5 marketplaces conscientes no Brasil

O consumo consciente é um assunto que cresceu muito nos últimos anos e marcas conscientes vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Conheça 5 marketplaces de produtos sustentáveis no Brasil.

A sustentabilidade é um assunto que vem crescendo cada vez mais ao redor do mundo, principalmente quando se fala sobre o consumo desenfreado e o seu impacto no meio ambiente. Confira, a seguir, o que é consumo consciente e os marketplaces nacionais que exploram o conceito de sustentabilidade.

O consumo consciente no Brasil

É perceptível que mesmo com as tendências momentâneas em alta, a sociedade está passando por um processo de conscientização e termos como slow fashion, minimalismo e consumo consciente vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.

De acordo com uma pesquisa feita pela Economist Intelligence Unit (EIU) em 54 países, as buscas por produtos sustentáveis na internet cresceram 71% nos últimos cinco anos, mesmo durante a pandemia. No Brasil, as buscas relacionadas a este assunto aumentaram em 82%, um número bastante significativo considerando que o mercado, durante muitos anos, esteve relacionado ao consumo imediatista

O consumo consciente vai muito além de desejar sempre algo melhor e mais moderno, ele representa as decisões pensadas em limitar o impacto no meio ambiente e na sociedade. Nada mais é do que pensar em como nossas escolhas individuais podem afetar o ecossistema como um todo.

Considerando o atual cenário climático em que estamos inseridos, é visível que precisamos mudar a forma como enxergamos o consumismo e refletir sobre o impacto que um único produto pode ter no meio ambiente. Por mais que tenham muitas empresas adotando esse novo modelo de negócio, o consumidor continua sendo a ponta final dessa cadeia produtiva. 

Não é sobre deixar de comprar aquilo que você deseja, mas buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade, reduzindo o máximo possível as consequências negativas que uma única escolha pode ter. 

O que é marketplace sustentável?

O marketplace é um espaço virtual de compra e venda que funciona como um e-commerce colaborativo, abrigando produtos e serviços de diferentes marcas em um só lugar. Com isso, quando nos referimos a marketplaces conscientes e sustentáveis, estamos nos referindo a plataformas de vendas digitais que fazem uma curadoria de marcas que são comprometidas com uma produção responsável, justa e sustentável.

Mais do que um comércio virtual, o marketplace sustentável é um modelo de negócio que integra práticas conscientes e adota uma postura mais crítica em relação ao consumismo. Isso significa que, além de se pautar em estratégias inteligentes e inovadoras, plataformas deste tipo buscam engajar o público-alvo em causas ambientais e sociais ao mesmo tempo em que se posicionam contra o barateamento da mão de obra e peças com tempo de vida reduzido.

No Brasil, as pessoas redobraram os cuidados com a saúde, meio ambiente e bem-estar devido a pandemia e, com isso, as buscas por produtos e hábitos mais saudáveis e sustentáveis tiveram um aumento bastante significativo nos últimos três anos. Essa mudança aconteceu especialmente no segmento digital, visto que muitas lojas físicas tiveram que fechar as portas e focar ainda mais nas vendas online.

Confira abaixo 5 marketplaces voltados para a venda de produtos sustentáveis no Brasil:

1. From Future

Tendo como propósito explorar e desenvolver novos hábitos em direção a um estilo de vida mais consciente, a From Future surgiu para dar visibilidade a marcas transformadoras, responsáveis e que contribuem com o empreendedorismo social. 

Como apoio aos empreendedores que atuam para resolver problemas sociais, culturais e ambientais do Brasil, a cada compra feita na plataforma, é doado 1% do faturamento à BASE Colaborativa, ONG parceira. A BASE conta com 9 projetos ativos que envolvem desde ações regenerativas na Amazônia a relações em espaços de vulnerabilidade. São 250 voluntários e iniciativas em mais de 10 cidades, unindo inovação e foco na luta contra a desigualdade social do país.

Na From Future você encontra produtos de diferentes marcas e categorias: roupas, calçados, acessórios, beleza, nutrição e até mesmo produtos para pet. Todas as marcas com o propósito de transformar a relação das pessoas com o consumo.

“Cada escolha que fazemos tem seu impacto – em nós mesmos, naqueles ao nosso redor e no planeta. Por isso, cada escolha deve ser feita refletindo sobre quais são as pegadas que queremos deixar.” 

2. Loja Jardim Secreto

A Rede Jardim Secreto nasceu em 2013 através do encontro de duas mulheres com um objetivo em comum: tirar do papel um projeto que pudesse fortalecer a economia local e inspirar um futuro mais coletivo. 

O projeto começou como feira livre em diferentes espaços públicos de São Paulo, um ponto de encontro criado para reunir marcas com propósito e pequenos produtores que pudessem expor e comercializar seus produtos, valorizando a economia local, criativa e o trabalho manual.

O movimento foi crescendo e, hoje, além de ter um espaço físico para divulgar marcas autorais, cursos e pequenos eventos na cidade de São Paulo, há também o marketplace que faz a curadoria de diversas marcas independentes que valorizam trocas não apenas materiais, mas também histórias e experiências de vida. 

“Nosso maior objetivo é inspirar pessoas a criarem novas visões sobre a forma de interagir com o consumo. Trazendo uma experiência mais humana, ligada à preservação, ao cuidado e ao senso de coletividade.” 

3. Bemglô

A Bemglô é um projeto idealizado por Glória Pires, Orlando Morais e Betty Prado, que foi criado em 2014 com o intuito de conectar talentos e compartilhar práticas positivas e sustentáveis. 

A plataforma é colaborativa e trabalha com marcas responsáveis e alinhadas com o propósito de baixo impacto ambiental e slow fashion. Nela você encontra produtos de várias categorias como: cosméticos naturais, decoração, artesanato e design. 

“Nossa história nasce e cresce a partir de bons relacionamentos, por isso, acreditamos que quando consumimos algo, com ele vem a história e valores de quem fez até chegar em nossas mãos, prezando pela economia criativa e o consumo consciente.” 

4. Pangeia

A Pangeia é um marketplace voltado exclusivamente para a venda de produtos que representam o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade. Criando e integrando práticas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental, a plataforma reúne desde pequenos artesãos a marcas estabelecidas e grandes fabricantes.

O propósito da PANGEIA é estimular a mudança de comportamento do consumidor, unindo organizações e projetos engajados na preservação ambiental, conectando consumidores, produtores, fornecedores e causas transformadoras.

“Acreditamos que o consumo deve ser constantemente repensado. E quando essencial, realizado de forma consciente, privilegiando a lógica de reaproveitamento de materiais, a minimização do impacto ambiental e a substituição de fontes derivadas do petróleo por compostos biodegradáveis, orgânicos e naturais.” 

5. Stellar

Baseada em conteúdos exclusivos para pessoas que desejam ter uma vida mais consciente e saudável, a Stellar foi criada em 2022 por duas mães, Emily Perry e Renata Reis. O projeto nasceu da intenção de transformar nossa relação com o planeta e construir um mundo melhor para as próximas gerações.

O marketplace vai ser lançado ainda esse ano, 2023, voltado para o segmento de crianças e famílias, reunindo várias marcas brasileiras e conscientes de roupas, acessórios, brinquedos, móveis e vários outros produtos que cuidam do bem-estar das crianças, da família e, claro, do planeta.

“Juntos, podemos construir um universo melhor para a próxima geração.”



Consumir de forma consciente vai muito além de pensar na questão financeira, visto que não é sobre comprar menos para gastar menos e, sim, sobre consumir com responsabilidade, tendo em mente quais os impactos que uma única compra pode ter a longo prazo.

E você, conhece algum outro marketplace para produtos sustentáveis? Conta pra gente nos comentários!

 

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

ENTREGAMOS TODO BRASIL