Os melhores brinquedos educativos para crianças - Studio Pipoca

Os melhores brinquedos educativos para crianças

Entenda a importância dos brinquedos para o aprendizado, criatividade e habilidade das crianças e descubra como os brinquedos podem garantir um crescimento saudável e divertido.

Os brinquedos educativos desempenham um papel essencial no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Eles tornam a aprendizagem uma experiência divertida, incentivando a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades que são essenciais na infância. Confira, a seguir, como os brinquedos educativos podem contribuir para o processo de aprendizado das crianças e como escolher os melhores para promover um desenvolvimento saudável e enriquecedor.

  • Jogos de lógica

Os jogos de lógica são fundamentais para o crescimento das crianças. Eles ajudam a desenvolverem habilidades como perseverança, autoconfiança e capacidade de lidar com desafios. O quebra-cabeça, por exemplo, é ótimo para desenvolver habilidades como coordenação motora e aumentar o senso de percepção da criança, já que para brincar é preciso observar, analisar e comparar as peças até conseguir formular a imagem final. 

Já o jogo da memória auxilia no desenvolvimento do raciocínio rápido e da memória fotográfica, considerando ser necessário foco para memorizar a posição das cartas e assim formar os pares no menor tempo possível. O jogo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. 

  • Brinquedos musicais

Os brinquedos musicais desempenham um papel muito importante no desenvolvimento infantil. Eles estimulam a criatividade, a coordenação motora e o senso de ritmo das crianças desde cedo. Além disso, a música também ajuda a expressar emoções e aprimorar as habilidades de comunicação.

O banjo infantil de madeira da Dino BailaRino, por exemplo, é um produto 100% artesanal e oferece uma variedade de estímulos sensoriais, adequado para crianças a partir dos 3 anos. A marca busca, por meio de memórias afetivas e brincadeiras, resgatar o que há de mais importante no coração das crianças: o amor e o respeito.

  • Pega Varetas

Indicado para crianças a partir dos 6 anos, o pega varetas é uma brincadeira que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, na coordenação motora, na concentração e no convívio social. Também desenvolve habilidades como compreensão de causa e efeito, de resolver problemas e pensamento crítico. Nesta brincadeira, as crianças precisam ter paciência, organização, planejamento, atenção e respeito às regras.

Que tal construir o jogo com as crianças em casa? Para isso, você precisará de 25 palitinhos de churrasco e tinta guache colorida. Outra dica é investir em brinquedos fabricados artesanalmente em madeira, como é o caso desse aqui da Bibiai, uma marca que trabalha com brinquedos e jogos que permitem que a criança brinque e explore ao mesmo tempo em que promove a imaginação, criatividade e interação social.

  • Boliche

O boliche é uma brincadeira que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina e coordenação mão-olho. Além disso, também desenvolve habilidades de raciocínio lógico, compreensão de causa e efeito, capacidade de concentração, de resolver problemas e pensamento crítico. Enquanto brincam, as crianças são estimuladas a exercitar a atenção e o respeito ao esperar pela sua vez e observar os outros jogadores.

É uma brincadeira recomendada para crianças a partir dos 3 anos de idade e pode ser feita com material reciclado, sendo uma ótima oportunidade para trabalhar o conceito de sustentabilidade ao mesmo tempo em que estimula a imaginação da criança. Garrafas PET, por exemplo, podem ser transformadas em pinos, basta organizá-las, conseguir uma bola pequena e pronto.

  • Cozinha infantil

Misturar diferentes ingredientes, inventar receitas, criar texturas e cores, não é de hoje que brincar de fazer comidinha tem sido uma prática comum entre as crianças. Além de estimular a imaginação, o brincar na cozinha oferece uma excelente oportunidade de aprendizado.

O ato de cozinhar é também uma maneira de contribuir para uma relação equilibrada e harmoniosa entre as crianças e os alimentos. Além disso, representa uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades sociais, desenvolver a consciência coletiva e aprender mais sobre os alimentos e a importância que cada um deles tem para o corpo.

O Ateliê Materno, por exemplo, é um e-commerce de brinquedos educativos, simples e lúdicos feitos de madeira para crianças de 1 a 7 anos. No site, você encontra cozinhas feitas de madeira e todos os acessórios necessários para a criança se divertir. A Mimoo Toys também é outra empresa que trabalha com cozinhas infantis feitas com material durável e de boa qualidade, vale a pena conferir.

  • Livros

A leitura também é uma atividade que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Lendo, as crianças conhecem o mundo, ampliam sua capacidade criativa e desenvolvem melhor a imaginação, concentração, memória e raciocínio. 

É possível assinar clubes de leitura que, por um valor mensal, enviam todos os meses um novo livro. No Leiturinha, por exemplo, os livros infantis são escolhidos de acordo com as fases de desenvolvimento da criança, garantindo leituras ideais para cada idade, desde o nascimento até os 12 anos. 


Quando falamos em brinquedos, também é muito importante ter em mente a importância de valorizar os brinquedos que já existem, evitando assim o consumo excessivo e a produção de mais lixo. Em sites como Elo7,  e Enjoei, você encontra ótimas opções de brinquedos de segunda mão em excelente estado. 

Em resumo, os brinquedos educativos desempenham um papel importante no desenvolvimento das crianças. Para além do brincar, eles promovem o aprendizado e a criatividade, assim como também fortalecem habilidades importantes de um jeito divertido e significativo.

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

ENTREGAMOS TODO BRASIL