Como montar um enxoval de bebê consciente? - Studio Pipoca

Como montar um enxoval de bebê consciente?

Para as mães de primeira viagem o enxoval do bebê é sempre uma grande questão. Montar um enxoval consciente resistindo às armadilhas do consumo é possível. Saiba mais.

Até pouco tempo atrás era comum que as mães de primeira viagem investissem uma boa parte de seu tempo e dinheiro na preparação do enxoval do bebê. Havia até aquelas que viajavam aos Estados Unidos para prepara o enxoval. Esse tipo de atitude é bem compreensível. Afinal, a primeira gravidez é uma loucura cheia de pressões externas e internas. É comum acreditarmos que se não capricharmos na preparação do enxoval do bebê não estamos cumprindo nossa missão materna.

Só que o mundo mudou. E não estamos falando apenas da desvalorização do real que inibiu as viagens ao exterior para compra de enxoval. Mas também, e principalmente, da urgência de adotarmos hábitos sustentáveis que contribuam para frear a degradação do planeta. Agir agora é fundamental que possamos garantir um futuro para as crianças. Acredite: seu filho que vai chegar precisa mais do meio ambiente em equilíbrio do que uma porção de produtos que em muitos casos poucos serão utilizados e acabarão no lixo em algum momento.

Enxoval sustentável para o bebê: outra forma de cuidar é possível

Como crias da sociedade de consumo, é comum que confundamos produtos com afeto. Assim, comprar um enxoval inteiramente novo para o bebê que vai nascer seria como uma prova de amor e dedicação. Essa ideia precisa ser modificada. Não podemos mais atrelar nossas emoções ao consumo. Você preferir itens de segunda mão e reaproveitados não significa que você ame menos seu filho ou que não o valorize. Até porque a verdade é que quase todo mundo faz isso com o segundo filho.

Vamos falar a verdade? O enxoval de bebê só é uma grande questão quando estamos grávidas pela primeira vez. Na segunda vez, já compreendemos que não é preciso fazer uma lista enorme e que podemos reutilizar aquilo que já temos da primeira gravidez. Por isso, se você está prestes a vivenciar a maternidade e já fez aquela enorme lista de enxoval de bebê, nossa dica é: para e respira. Não se deixe cair nas conversas da marca que querem te empurrar que para ser uma boa mãe você precisa comprar.

Outro ponto que você precisa lembrar é que cada bebê é um indivíduo único. Isso significa que não necessariamente aquele produto que está na última moda irá servir para o seu filho. O sling, por exemplo, é o tipo de coisa que costumam aparecer nas listas de enxovais que nem todos os recém-nascidos e mães se adaptam. Uma dica para montar um enxoval sustentável é não ter pressa para adquirir tudo. Conte com o básico para receber o pequeno em casa após a maternidade e o restante vá comprando conforme a necessidade e experiências vividas.

Quando o assunto são os itens de segunda mão e reaproveitados, a internet é um campo fértil para encontrá-los. Mas se além de sustentável você quer que o enxoval do bebê seja econômico, você pode tentar conseguir doação ou empréstimo de itens junto a familiares e amigos que tenham crianças pequenas.

Para te ajudar ainda mais na preparação do enxoval de bebê consciente nossa dica é a maravilhosa Luana Burigo. Em seu perfil Luana fala sobre a maternidade consciente de forma leve e com muito conteúdo. Mas a grande contribuição dela sobre o tema enxoval de bebê é sem dúvidas o e-book “Tudo o que você precisa saber antes de montar o enxoval do bebê”. Partindo da própria experiência e vivência durante a chegada de seu primeiro filho, Luana nos mostra como é possível produzir um enxoval minimalista e funcional, além de nos relembrar que mais do que quinquilharias, o que realmente importa para o bebê é uma família saudável física e emocionalmente pronta para recebê-lo. Você encontra o e-book da Luana Burigo aqui

Preparando uma lista de enxoval de bebê consciente

Se você realmente precisar, ou desejar, comprar itens novos para o enxoval do bebê, mas não quer deixar de lado a sustentabilidade, procure marcas ecológicas e locais. Ou seja, aquelas que procuram produzir itens com o menor impacto ambiental possível.

O Studio Pipoca se orgulha em estar nesse time. Todas nossas peças são feitas para durar, produzidas com algodão nacional certificado BCI (better cotton initiative) e nossas estampas contam com tintas a base de água, sem adiçao de produtos nocivos no procedimento. Além disso, por aqui valorizamos a mão-de-obra, realizando pagamento justo aos trabalhadores responsáveis pela confecção.

Alguns itens da nossa loja para você incluir em sua lista de enxoval do bebê, são:

Bodys e macacões: Os bodys e macacões são fáceis de vestir, facilitam o movimento dos pequenos e garante o conforto térmico do bebê em diferentes temperaturas. Todos os nossos modelos são produzidos em malha dupla (suedine) 100% algodão brasileiro certificado. São peças  muito macias e de alta qualidade, desenvolvidas pensando no conforto dos pequenos e na praticidade dos pais.

Artigos de Banho: Contamos com dois tamanhos de toalhas de banho: uma quadradinha para bebê de até 12 meses, e uma grande para crianças de até oito anos. São toalhas bem macias e aconchegantes, 100% algodão brasileiro, que não irritam a pele dos pequenos. Servem desde os primeiros dias do bebê! Além das toalhas, temos luva de banho com cabeça de gatinho, super fofas e um sabonete em barra de lavanda, 100% natural, que acalma. 

Sacos de dormir: O saco de dormir é uma das melhores escolhas para mães de recém-nascidos, garantindo que o bebê permaneça aquecido e confortável sem riscos de sufocamento. O nosso saco de dormir verão é feito com um forro atoalhado, 100% algodã brasileiro, o melhor para as peles dos pequenos. Ele é uma otima opçao para quem busca um produto que garante um sono seguro.

Mantas: Para muitos bebês a manta é um item essencial no momento de dormir, tanto pelo conforto, quanto pela sensação de segurança que o objeto transmite. Nossa manta verão é de alta qualidade, feita para durar e ainda pode ser utilizada como tapete para o pequeno. O forro dela é atoalhado 100% algodão brasileiro, hipoalergênico e que deixa a pele respirar.

Trocador Portátil: o trocador portátil permite que os pais levem sempre com eles os itens necessários para a troca do bebê. É mais liberdade nos dias de passeio e mais conforto durante as viagens.

Naninhas: A naninha é outro item que contribui para a melhora do sono do bebê e até mesmo para a autoconfiança. É a primeira companheira de seu filho. Contamos com diversos modelos de naninhas, todos com prendedor de chupeta (mas pode ser usado sem chupeta!) e com as cores exclusivas do Studio Pipoca.

Construir um mundo sustentável começa com as nossas escolhas. Vamos juntos nessa?

Até a próxima!

Se além do enxoval do bebê você também quer o quarto dele esteja de acordo com os princípios de sustentabilidade, confira nosso artigo sobre o quarto do bebê que publicamos em nosso blog.

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

ENTREGAMOS TODO BRASIL