Saco de dormir para bebês: conheça esse acessório chave do enxoval

0 comentários

O saco de dormir é um item essencial no enxoval do bebê. Com ele é possível oferecer o máximo conforto e aconchego, com toda segurança, para o sono de bebês até pelo menos os 18 meses, podendo ser utilizado em até os 3 anos. Embora o saco de dormir para bebê ainda seja pouco utilizado e conhecido no Brasil, é comum que ele seja um dos primeiros itens do enxoval em muitos países. Isso porque evidências mostram a associação do uso de mantas, cobertores, edredons e similares com o aumento do risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactante. Assim, o saco de dormir para bebê, inventando na França, se destaca como a melhor opção para o sono dos pequenos, conciliando conforto, bom controle térmico, liberdade de movimento (os modelos contam com abertura para os braços) e segurança.

Quer saber mais sobre esse acessório que não pode faltar em seu enxoval ou no de amigos? Vem com a gente que te contamos tudo!

Saco de dormir para bebê: o melhor sono com a máxima segurança

Ao longo dos anos diversos estudos vêm sendo realizados com foco na Síndrome da Morte Súbita do Lactante, que é quando a criança morrer durante o sono sem que haja motivo aparente. Embora os motivos para que isso ocorra permaneça em aberto, já sabemos que certas situações potencializam sua ocorrência. É o caso, por exemplo, de colocar bebês para dormir com cobertores macios, travesseiros, protetores, bichos de pelúcia e outros objetos no berço. Por mais que a intenção desses gestos seja afetiva, os pais acabam colocando seus filhos em risco. Enquanto dorme, é comum que o bebê se movimente. Assim, mantas, cobertores, travesseiros e outros objetos, podem acabar sufocando o a criança durante a noite. Outros riscos são o superaquecimento - os bebês não contam com mecanismos de regulação da temperatura corporal plenamente desenvolvidos – e o sufocamento através da ingestão de fibras. Fazer um “charutinho”, um costume tradicional, também não é uma opção. Com os braços presos, o bebê pode virar com a cara para o colchão, tampando sua respiração, e não conseguir desvirar.

No Brasil, ainda é muito comum nos depararmos com fotos de berços repletos de coisas no entorno do bebê. Isso precisa mudar. E esse não é um alerta nosso, mas de médicos e especialistas em saúde infantil. Não significa, contudo, que os bebês devem dormir sem qualquer espécie de cobertura. É preciso protegê-los do frio. O saco de dormir para bebê é uma solução para esse problema, sendo recomendado por associações de pediatria do mundo todo. O design do acessório surgiu na França, e foi pensando para aquecer o bebê durante o sono, sem que existam riscos no uso, permitindo um sono mais seguro, confortável e tranquilo. Combinado com a vestimenta certa, como body de manga curta ou somente a fralda para os dias mais quentes, e body de manga longo com macacão nos dias mais frios, o saco de dormir pode ser utilizado durante o ano todo, independente da estação. Mas atenção: é fundamental saber que temperatura atende o modelo de saco de dormir para bebê utilizado.

O design do saco de dormir para bebê precisa ser simples, com aberturas amplas para os braços e espaçoso para a movimentação dos pés, e, principalmente, sem qualquer tecido ou material próximo à cabeça. A gente sabe o quanto a qualidade do sono é importante para o desenvolvimento dos bebês. É durante o sono que os aprendizados do dia são assimilados e hormônios de crescimento são liberados. Por isso, é muito importante que os pais ofereçam as condições para que seus filhos tenham uma noite tranquila e sem riscos.

O que observar ao comprar um saco de dormir para o enxoval do bebê?

No momento de escolher o saco de dormir para bebê, seja para o seu enxoval ou para presentear amigos, familiares e conhecidos, é preciso se atentar a alguns detalhes:

Segurança do modelo: como dissemos acima, o saco de dormir deve sempre contar com aberturas amplas para os braços e não apresentar qualquer material próximo ou que possa vir cobrir a cabeça.

Tecido utilizado: o tecido do saco de dormir deve ser de material hipoalergênico, ter boa capacidade térmica e ser confortável ao toque. Prefira sempre opções em fibra natural.

Tamanho: O tamanho do saco de dormir deve ser adequado ao tamanho do bebê. Verifique as medidas e idades de recomendação antes de escolher os seus.

Acabamentos: O acabamento do acessório não deve conter materiais com potencial de machucar ou causar desconforto ao bebê. Além disso, sempre é válido procurar acabamentos que facilitam o vestir, aprimorando a experiência dos pais e dos pequenos.

Saco de dormir para bebê Studio Pipoca

O Studio Pipoca conta com dois modelos de saco de dormir para bebê para a primavera/verão e outono/inverno, para você garantir a melhor qualidade do sono em qualquer estação. O modelo verão é leve, com forro atoalhado 100% algodão, enquanto o modelo inverno é bem quentinho, contando com uma mante acrílica, antialérgica e antibacteriana com enchimento. O modelo de verão é adequado para temperaturas entre 21°C e 25°C, enquanto o modelo de inverno atende temperaturas entre 19°C e 21°C.

Nossos modelos são oferecidos nas seguintes opções de tamanho: o MINI, utilizado do nascimento até os seis meses; e o NORMAL , para bebês de seis até 18 meses.

O saco de dormir do Studio Pipoca foi desenvolvido para oferecer a máxima segurança ao sono do seu bebê. Todos os modelos contam com aberturas amplas, botões de pressão no ombro e zíper na lateral que facilitam o vestir, cores exclusivas desenvolvidas por nós e todos são feitos a mão, com muito carrinho, em São Paulo.

Afinal, por aqui a gente acredita que é possível produzir de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e as pessoas, valorizando a mão-de-obra e materiais locais. Vem com a gente nessa!

Até a próxima!

Gostou desse post? Então não deixe de conferir os outros artigos aqui do nosso blog que também abordam o mesmo tema: a naninha e o sono do bebê.

Deixe um comentário

Todos os comentários serão validados antes de serem publicados
Parabéns, agora você faz parte!